
Comunidade Santa Rita de Cássia

No sábado, dia 9 de abril de 1988, às 19:00 horas durante a Missa na Igreja de Santa Rita, concelebrada e presidida pelo Arcebispo Metropolitano, dom Vitório Pavanello foi erigida a paróquia Santa Rita de Cássia e empossado o seu primeiro pároco Padre Gentil Lorenzoni.
Após a leitura do Evangelho, o Senhor Arcebispo deu ordem para proceder a leitura do Decreto de criação e ereção da nova paróquia. O Decreto foi lido pelo chanceler do Bispado, Reverendíssimo padre Orlando Cáceres. O povo acolheu esse Decreto com uma calorosa salva de palmas. Ato contínuo, foi lido o Decreto de nomeação do Padre Gentil Lorenzoni como o primeiro pároco da nova Paróquia de Santa Rita de Cássia. Após a leitura, o padre Gentil foi revestido da estola sacerdotal, fez a profissão de fé e recebeu das mãos do Senhor Arcebispo as chaves da Igreja e do Sacrário, simbolizando os deveres que ele tem diante de Deus e dos homens em zelar pela casa de Deus, promover o culto eucarístico e pastorear o rebando paroquial que lhe foi confiado. Na homilia o Senhor Arcebispo, falando do evangelho da oitava da páscoa, ligou a mensagem ao acontecimento da criação da paróquia. Esta não pode ser uma casa fechada, impedindo a ação de Deus, antes deve ser aberta para colher o Espírito Santo enviado por Cristo à Igreja, para nela todos poderem encontrar o perdão dos pecados e a verdadeira paz. Lembrou ainda que o pároco, entre tantos deveres tem a missão de ser o instrumento de misericórdia de Deus, indo ao encontro dos pecadores, dos pobres, dos enfermos e de todas as pessoas necessitadas e oferecer a todos as graças salvíficas do perdão e da comunhão com Cristo.
Ao Ofertório foram apresentados ao presidente, além do pão, do vinho e da água, os instrumentos de trabalho necessários para a vida e a missão de uma paróquia.
Depois da Oração final, membros da comunidade usaram da palavra para agradecer ao Senhor Arcebispo a criação da paróquia de Santa Rita e ter dado a ela o padre Gentil como o seu primeiro pároco. O Senhor padre Gentil falou nesse momento, agradecendo a confiança depositada nele pelo Senhor Arcebispo e pelos superiores e pediu que todos os paroquianos se unissem a ele para construir uma paróquia de verdade, verdadeira comunidade de fé, de esperança e de amor. Após isso foi dada a benção pelo Senhor Arcebispo com a participação do padre Gentil. De todo esse acontecimento lavrei a presente Ata que será por mim assinada, pelo Senhor Arcebispo, pelo novo pároco e por membros do Conselho de pastoral paroquial.
Campo Grande, 9 de abril de 1988.
Assinado: Secretário do Bispo(Pe.Orlando Cáceres),
Arcebispo(Dom Vitório Pavanello)
Padre Gentil e 3 membros da paróquia.
Galeria
Notícias da Comunidade


Missa de abertura do 12º Oitavário da Epifania”

Missa de encerramento da Novena de Natal na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia!

ASSEMBLEIA PAROQUIAL DA SANTA RITA DE CÁSSIA – 2022
