
Comunidade Santa Rita de Cássia

No sábado, dia 9 de abril de 1988, às 19:00 horas durante a Missa na Igreja de Santa Rita, concelebrada e presidida pelo Arcebispo Metropolitano, dom Vitório Pavanello foi erigida a paróquia Santa Rita de Cássia e empossado o seu primeiro pároco Padre Gentil Lorenzoni.
Após a leitura do Evangelho, o Senhor Arcebispo deu ordem para proceder a leitura do Decreto de criação e ereção da nova paróquia. O Decreto foi lido pelo chanceler do Bispado, Reverendíssimo padre Orlando Cáceres. O povo acolheu esse Decreto com uma calorosa salva de palmas. Ato contínuo, foi lido o Decreto de nomeação do Padre Gentil Lorenzoni como o primeiro pároco da nova Paróquia de Santa Rita de Cássia. Após a leitura, o padre Gentil foi revestido da estola sacerdotal, fez a profissão de fé e recebeu das mãos do Senhor Arcebispo as chaves da Igreja e do Sacrário, simbolizando os deveres que ele tem diante de Deus e dos homens em zelar pela casa de Deus, promover o culto eucarístico e pastorear o rebando paroquial que lhe foi confiado. Na homilia o Senhor Arcebispo, falando do evangelho da oitava da páscoa, ligou a mensagem ao acontecimento da criação da paróquia. Esta não pode ser uma casa fechada, impedindo a ação de Deus, antes deve ser aberta para colher o Espírito Santo enviado por Cristo à Igreja, para nela todos poderem encontrar o perdão dos pecados e a verdadeira paz. Lembrou ainda que o pároco, entre tantos deveres tem a missão de ser o instrumento de misericórdia de Deus, indo ao encontro dos pecadores, dos pobres, dos enfermos e de todas as pessoas necessitadas e oferecer a todos as graças salvíficas do perdão e da comunhão com Cristo.
Ao Ofertório foram apresentados ao presidente, além do pão, do vinho e da água, os instrumentos de trabalho necessários para a vida e a missão de uma paróquia.
Depois da Oração final, membros da comunidade usaram da palavra para agradecer ao Senhor Arcebispo a criação da paróquia de Santa Rita e ter dado a ela o padre Gentil como o seu primeiro pároco. O Senhor padre Gentil falou nesse momento, agradecendo a confiança depositada nele pelo Senhor Arcebispo e pelos superiores e pediu que todos os paroquianos se unissem a ele para construir uma paróquia de verdade, verdadeira comunidade de fé, de esperança e de amor. Após isso foi dada a benção pelo Senhor Arcebispo com a participação do padre Gentil. De todo esse acontecimento lavrei a presente Ata que será por mim assinada, pelo Senhor Arcebispo, pelo novo pároco e por membros do Conselho de pastoral paroquial.
Campo Grande, 9 de abril de 1988.
Assinado: Secretário do Bispo(Pe.Orlando Cáceres),
Arcebispo(Dom Vitório Pavanello)
Padre Gentil e 3 membros da paróquia.
Galeria
Notícias da Comunidade



2023 – Princesas da 35ª Festa de Santa Rita de Cássia.

