MISSA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS 2023 – PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA

A Santa Missa desta Quarta-Feira de Cinzas 22/02/23, na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, foi celebrada às 6:00 horas da manhã, sendo presidiada pelo Padre Nelson Taffarel. Iniciamos hoje um novo tempo litúrgico em nossa Igreja: Tempo da Quaresma que nos chama à conversão pessoal, comunitária e social e, para nos ajudar nesta caminhada, temos a Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade e fome”, juntamente com o lema “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16). Neste tempo quaresmal, somos chamados pelo Mestre Jesus, a assumir com fidelidade as obras de justiça com o outro: a Esmola (caridade); para com Deus, a Oração e para consigo mesmo: o Jejum.

Reflexão: O ser humano tende a fazer propaganda das próprias boas obras. Jesus previne seus discípulos contra isso. Dar esmola, rezar, jejuar, receber as cinzas só para chamar a atenção sobre si mesmo não tem valor perante Deus. O que realmente conta é a atitude interior de conversão a Deus e aos irmãos. Por isso é que Jesus insiste: tudo se faça com discrição e humildade. Do contrário, podemos ficar reféns da aprovação dos outros para o que realizamos. Então caímos no perigo de dar aparência de virtude para algo que não passa de ostentação e exibicionismo. Desse modo, enganamos o próximo e a nós mesmos. Podem até nos aplaudir, mas isto seria uma recompensa fugaz e vazia. Importa a aprovação de Deus, que conhece o nosso íntimo e a quem nada passa despercebido. (Dia a Dia com o Evangelho 2023)