Quinto Dia do 12º Oitavário da Epifania

Nesta quinta-feira, 12 de janeiro/2023, foi celebrada a Missa do Quinto Dia do 12º Oitavário da Epifania, presidida pelo Padre Márcio Bogaz Trevizan, Diocesano, Quase-Pároco da Quase-Paróquia Santo Expedito e concelebrada pelo Padre Sergio Coldebella e Padre Vitório na Comunidade São Tomé com a participação das Comunidades das Paróquias Santa Rita de Cássia e Santo Expedito, com o TEMA: “COM PALLOTTI, BUSQUEMOS SER FRATERNOS, DANDO DE COMER A QUEM TEM FOME”. A Santa Missa teve início às 19:00 horas com a reza do Terço. A reflexão foi proferida pela Catequista Toninha da Comunidade Santa Rita de Cássia.

Reflexão: No tempo de Jesus, a lepra era considerada contagiosa e sinal de pecado; por isso, o leproso era afastado do convívio social e, conforme o ensinamento da sinagoga, sentia-se excluído do acesso ao Reino de Deus. O sistema marginalizava os que mais precisavam de ajuda. Isso provoca a ira de Jesus, que faz exatamente o contrário. Não só acolhe o leproso, mas toca nele, sem reservas nem medo de se contaminar, devolve-lhe a saúde e o reintegra na sociedade. A repercussão do fato poderia provocar a euforia da população e chegar aos ouvidos dos dirigentes, cuja preocupação urgente seria abafar a popularidade de Jesus. Daí a proibição de Jesus ao ex-leproso, para não espalhar a notícia. Por achar a cidade um ambiente hostil à sua presença e obra, Jesus ficava em lugares desertos e aí acolhia as multidões. (Dia a Dia com o Evangelho 2023).

No final da Celebração o Padre Vitório proferiu a benção das FAMÍLIAS. Amanhã as 19:00 horas vamos celebrar o sexto Dia do Oitavário da Epifania na Comunidade São Cristóvão.

Fotos: Sebastião do Terço dos Homens