2

QUINTA-FEIRA SANTA – CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR – COMUNIDADE JESUS BOM PASTOR

Nesta Quinta-Feira Santa, 14/04/22, a Celebração da Palavra na Comunidade Jesus Bom Pastor, foi presidida pelos Ministros da Comunidade Jesus Bom Pastor. A celebração de hoje marca o início do Tríduo Pascal, que termina no Domingo de Páscoa. Nós Católicos relembramos a Santa Ceia, onde Jesus lavou os pés dos 12 Apóstolos, em sinal de humildade, e instituiu a Eucaristia – o Corpo e o Sangue de Cristo.  

Reflexão: O último gesto concreto de Jesus antes de ser julgado e condenado foi lavar os pés de seus discípulos. Gesto revolucionário, onde se viu um Mestre e Senhor lavar os pés de seus seguidores! Pedro é o primeiro a se opor a essa atitude de Jesus. Pedro tinha grande respeito pelo Mestre, mas nem sempre entendia os gestos de Jesus. Se nos pusermos no lugar de Pedro, talvez entenderíamos seu modo de raciocinar. Pedro vivia num mundo em que tarefas mais pesadas ou consideradas degradantes eram relegadas aos servos. Toda autoridade – seja ela política, religiosa ou civil -, se deseja ser digna da função e ser acolhida e valorizada, precisa estar atenta aos outros, principalmente aos mais vulneráveis. Jesus quer que seus discípulos de todos os tempos entendam que ele veio ensinar uma forma nova de relacionamento entre as pessoas. O que conta não é o poder, o domínio egoísta, mas o serviço. Mesmo em funções diferentes, o que deve prevalecer é o cuidado de uns pelos outros. Com seu gesto, Jesus nos ensina que não podemos nos fechar em nós mesmos, mas devemos nos preocupar com o bem-estar de todos. Jesus lavou os pés dos discípulos durante uma ceia. Isso lembra que a missa, a celebração eucarística, é a ocasião privilegiada de aprendermos com ele a servir uns aos outros. (PAULUS).

Fotos: Lucimar/Comunidade Jesus Bom Pastor

Compartilhe com os amigos !

plugins premium WordPress