Missa de encerramento do 14° Oitavário da Epifania na Igreja Matriz Santa Rita de Cassia

Tema: “Com Pallotti, exerçamos a amizade social com nossos irmãos”

Neste domingo, 14 de janeiro/2024, foi celebrada a Missa de encerramento do 14º Oitavário da Epifania, presidida pelo padre Vitório.

ORAÇÃO AOS REIS MAGOS:

Ó Santos Reis Magos, não satisfeitos de ter podido homenagear o Salvador com vossas humildes e fervorosas adorações, quisestes ainda manifestar-lhe a vossa fé com sinais exteriores e visíveis. Oferecestes ao Rei-menino o ouro, como a verdadeiro Rei, a mirra como a verdadeiro homem e o incenso como a verdadeiro deus. Nós vos agradecemos por esta santa lição que nos destes sobre a necessidade de manifestar a Deus e aos homens a verdade da Fé com a santidade das obras. Alcançai também para nós a graça de compreender que a verdadeira fé sem as obras é morta e nada vale para salvação. Alcançai-nos que tenhamos a graça de agir bem, como, por divina misericórdia, temos a ventura de crer bem. Que tenhamos a coragem e a força oportunas, no nosso modo de agir. Demonstrar-nos-emos verdadeiros cristãos, não só com as palavras, mas também com os fatos: poderemos alcançar aquela recompensa eterna de Deus, reservada somente àqueles que, não só creem nos santos mistérios, mas que, além disso, observam fielmente os santos mandamentos. Amém!

Reflexão: É o primeiro apelo vocacional do quarto Evangelho. João Batista aponta o “Cordeiro de Deus” a dois de seus discípulos, aos quais Jesus pergunta: “O que vocês estão procurando?”. Essa é a questão sobre a qual todo cristão, ou cristã, deve seriamente refletir: o que estou, de fato, buscando? Por que quero ser cristão, agente de pastoral, consagrado(a), sacerdote? Os dois discípulos fazem breve estágio convivendo com Jesus. Provavelmente, ficam edificados e satisfeitos, pois, ao sair dali, André vai chamar seu irmão Simão, para quem Jesus já tem um plano: “Você é Simão, filho de João, e será chamado de Cefas” (que quer dizer Pedro). Certamente, André deu testemunho a respeito de Jesus a muitas outras pessoas. É o testemunho que provoca o desejo de conhecer Jesus e estabelecer comunhão com ele.

No final da Celebração a benção dos membros das Pastorais, Serviços e Movimentos e de toda a assembleia. Logo em seguido os parabéns aos pregadores do Oitavário da Epifania: ANI JUSÃ, ANDERSON MIGUEL, LUZIA, VICENTE E MIRIÃ, EDNÉIA, JEAN CÉSAR, IRIS VIANA. Logo após todos foram convidados a saborear um delicioso pastel no Salão da Igreja.

Fotos: João Batista / PASCOM SANTA RITA