Comunidade São Cristóvão celebra a Festa do seu Padroeiro

Foram três dias de celebração, 23, 24 e 25 de julho de 2022. No dia do padroeiro a grande Festa de São Cristóvão, o patrono dos motoristas, com o tema “Com São Cristóvão sejamos corajosos na missão de educar com amor na família e em todos os ambiente”. O dia 25 de julho é festejado o dia de São Cristóvão, protetor dos motoristas, caminhoneiros, motociclistas, taxistas e de todos os transportadores. A devoção a são Cristóvão é uma das mais antigas e populares da Igreja, tanto do Oriente como do Ocidente. São centenas de igrejas dedicadas a ele em todos os países do mundo. A Missa solene presidida pelo Padre Nelson Taffarel, pároco da paróquia Santa Rita de Cássia. Após a Missa foi realizada uma confraternização com toda a comunidade.

A Comunidade São Cristóvão foi fundada em 1977, completando nesse ano 45 anos de caminhada cristã.

Em 1977 a Comunidade São Cristóvão pertencia a Paróquia Santo Antônio, não tínhamos um local para as nossas celebrações. As missas eram celebradas no Colégio Flora Guimarães. A pedido da comunidade as celebrações foram transferidas para as residências das famílias participantes. Após várias celebrações em famílias a comunidade decidiu que as celebrações deveriam ser realizadas em um único local para melhor acesso das pessoas da comunidade. O local escolhido foi a casa do João Batista de Santana em frente a atual Capela de São Cristóvão. Após uma temporada a comunidade cresceu e a casa do João Batista tornou-se pequena para acolher a todos e novamente retornamos a celebrar no Colégio Flora Guimarães para uma melhor comodidade de todos. Nesse período participavam conosco os Padres Genésio Bonfada e Pe. Carlos Amarante Machado. Os jovens sentiram a necessidade de formar um Grupo de Jovens Cristão e no dia 19 de junho de 1982 reuniu-se alguns jovens no Colégio Flora Guimarães e formaram um Grupo de Jovens Cristão que ficou na história, o qual deu-se o nome de JUSMEC-Juventude Unida seguindo a Mensagem Evangélica de Cristo. No dia 1º de maio de 1991 início a tão sonhada capela de São Cristóvão. Iniciamos a construção com o mutirão no dia 01/05/91, estiveram presentes no primeiro mutirão as seguintes pessoas: José Francisco de Matos, João Batista de Santana, Almir da Costa Freitas (prezado), José Borgo, Roberto, Cesar, Ananias, Marcílio, Adriani, Daniel Oliveira Brites, José Moura, Eugênio Espinosa Brites e Everaldo Simioli Furlan. No dia 15 de junho de 1991, fizemos um mutirão para concretagem dos pilares da Capela, participaram 26 pessoas, o almoço foi feito na casa da Dona Dercília. No dia 22 de junho de 1991 fizemos um mutirão para concretagem das marquises, estiveram participando 15 pessoas, o almoço foi feito na casa da Dona Judite do Sr. Paulo. No dia 29 de junho de 1991 fizemos um Mutirão com a participação de 21 pessoas e iniciamos a sentar os primeiros tijolos, o almoço foi feito na casa do Sr. Domingos e da Sr.ª Marinita. No dia 13 de junho de 1991 o Sr. Francisco doou 10 sacos de cimento para a construção. O Sr. Orlando Bianchi doou um Relógio que foi colocado na rifa e rendeu Cr$ 20.000,00. No dia 20 de julho de 1991 o almoço para o pessoal do mutirão foi feito na casa do Sr. Ananias. A Dona Cida e Sr. Leopoldo doaram um caminhão de Pedra. No dia 3 de agosto de 1991 o Sr. Orlando Coelho doou 10.000,00 para a construção. O maior mutirão aconteceu no dia 23 de novembro de 1991, quando cobrimos a capela de São Cristóvão e estavam presentes 44 pessoas. No dia 23 de Julho de 1992 iniciamos a semana do Padroeiro e no dia 25/07/92 celebramos a grande Festa do padroeiro, iniciamos a procissão saindo do Posto de Gasolina “Santa Rita de Cássia”, Av. Calógeras com participação do Pe. João.

Cristóvão” significa “aquele que carrega Cristo“. São Cristóvão, protetor dos viajantes e dos motoristas. Martirizado no século três, possivelmente viveu na Síria. São Cristóvão é, também o padroeiro dos taxistas!

Numa noite, um menino chegou ao bom gigante “Cristóvão” e lhe pediu: “É possível tu me transportar para a outra margem do rio? “Cristóvão pegou o menino nos ombros e seguiu o seu roteiro. Só que, a cada passo dado, o menino lhe pesava cada vez mais; parecia ao gigante estar carregando o peso do mundo inteiro! Ao observar o espanto de São Cristóvão, o menino lhe falou: “Em teus ombros, levaste mais que o mundo inteiro. Tu carregaste o Senhor do Mundo. Eu sou Jesus, aquele a quem tu serves…