VIGÍLIA PASCAL NA NOITE SANTA – SANTA RITA DE CÁSSIA

Neste Sábado Santo, 16/04/22, às 18:30 horas, a Santa Missa na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, presidida pelo padre Nelson Taffarel, pároco da paróquia Santa Rita de Cássia. Iniciamos esta Vigília fora da Igreja com a bênção do fogo. A luz invade a escuridão e nos guia para um novo caminho. Com este fogo, acenderemos o Círio Pascal, grande sinal do Cristo ressuscitado, que vence a morte e vem como a verdadeira luz para iluminar as trevas.

Reflexão. No domingo bem cedo, as mulheres foram ao túmulo onde Jesus tinha sido posto. Certamente iam render-lhe homenagem, demonstrar afeto e cuidado pelo mestre e amigo que só fizera o bem e tivera um fim tão trágico: morte na cruz entre bandidos. Lá receberam a alegre notícia de que ele estava vivo e não deveria ser procurado entre os mortos. A lembrança das palavras de Jesus fez com que elas acreditassem que algo novo estava acontecendo e fizeram a ponte entre o fato da ressurreição e o anúncio aos apóstolos. A alegre mensagem que os “homens” deram às mulheres alimentou desde então a fé da Igreja: ele ressuscitou e está vivo entre nós! Elas foram as primeiras anunciadoras da melhor notícia que puderam divulgar. Crer na ressurreição de Jesus é tão importante que dá sentido à nossa fé e à nossa vivência cristã. O papa Francisco nos deixa bela mensagem: “A ressurreição de Cristo é o acontecimento mais fascinante da história humana, que atesta a vitória do amor de Deus sobre o pecado e a morte e doa à nossa esperança de vida um fundamento sólido como a rocha”. A ressurreição de Jesus é expressão do amor do Pai que não aceita que seu Filho permaneça entre os mortos. Ele faz parte dos vivos na eternidade, à qual todos somos convidados. (PAULUS).

Fotos: Sebastião Rosa (Terço dos Homens).