Missa solene de Quarta Feira de Cinzas

Campanha da Fraternidade

“Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”

IGREJA MATRIZ SANTA RITA DE CÁSSIA

A Santa Missa desta Quarta-Feira de Cinzas (17/02/21) na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, foi celebrada às 6:00 horas da manhã, sendo presidiada pelo Padre Vitório. Hoje inicia-se a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e diálogocompromisso de amor” e com o lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”.

Reflexão: A Igreja católica abre a Quaresma propondo o Evangelho de Mateus, o qual apresenta três práticas muito comuns em diversas religiões: a esmola (caridade), a oração e o jejum. Essas “boas obras” são ainda hoje práticas muito comuns para os cristãos. O Evangelho desta Quarta-feira de Cinzas chama a atenção para o jeito de vivê-las: de forma discreta, sem muito alarde e sem busca de aplauso, para não cair na tão propalada “teologia da retribuição”. Portanto, o que está em questão não são as “obras de piedade” em si, mas o uso que os “hipócritas” fazem delas. Esses hipócritas podem ser cada um de nós, motivo pelo qual devemos observar bem o que Jesus nos ensina no Evangelho de hoje. As três práticas apontadas por ele são como a síntese do nosso relacionamento e nosso compromisso com os outros (esmola), com Deus (oração) e com nós mesmos (jejum).