Missa Solene pelo Dia do Padroeiro São Francisco de Assis 36 Anos de Caminhada!

Neste domingo, 04/10/20, às 8:30 da manhã, a Comunidade São Francisco de Assis celebrou a Festa do seu Padroeiro São Francisco de Assis. A Santa Missa foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande Dom Mariano. A Comunidade foi fundada em 1984 e neste ano celebra 36 anos de caminhada. Uma linda festa em honra ao Padroeiro.

São Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181. Filho de um rico comerciante de tecidos. Ele foi irmão do sol, da água, das estrelas, das aves e dos animais. O “Cântico ao Sol”, em que proclama seu amor a tudo que existe, é uma das mais lindas páginas da poesia cristã. Ele é conhecido como o protetor da natureza, sua festa é celebrada no dia 4 de outubro.

Reflexão: Com suas parábolas, Jesus nos surpreende com muita frequência, como no caso da parábola de hoje. Ela critica as autoridades de Jerusalém (em geral, os latifundiários) do tempo de Mateus, que aproveitam de seu poder e influência para se apropriarem da vinha do legítimo dono (os pequenos proprietários). Nessa parábola está sintetizada a história dos profetas, de Jesus e dos apóstolos, via de regra rejeitados e condenados. Deixando de lado o aspecto histórico e literal, a parábola questiona também a nós, a quem foi confiado o Reino de Deus, que temos o compromisso de produzir e entregar os frutos ao dono (Deus). Jesus não acusa a vinha (o povo) por não produzir frutos, mas seus responsáveis. Fazer parte do povo de Deus (a vinha do Senhor) não constitui privilégio, mas compromisso de produzir frutos de justiça, fraternidade, solidariedade. O Brasil é um dos países mais cristãos do mundo e é também um dos mais injustos. Deus cuida com amor e carinho do seu povo e espera dos responsáveis a mesma atitude.