17ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida

12 de outubro de 2007

Tema: Com Maria somos discípulos r missionários neste chão

Sob garoa, fiéis celebram mais um ano de agradecimentos a Nossa Senhora

Pelo menos 10 mil pessoas de 27 comunidades de três paróquias palotinas de Campo Grande participam da 17ª Romaria com Maria, procissão em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. As informações foram publicadas pelo Jornal O Estado daquele ano.

No dia 12 de outubro de 2007, a Santa Missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida é concelebrada pelos Padres Ailton Joaquim Oliveira, Antônio Ferreira Rodrigues, (Tonico), Jadir Zaro, José Battisti, Claudemir R. Lima e Senito Durigon.

A Campanha da Fraternidade traz como tema “Fraternidade e Amazônia” e lema “Vida e missão neste chão”, com a intenção de conhe- cer os valores e a criatividade dos povos da Amazônia e as agressões que sofrem por causa do atual modelo econômico e cultural, a fim de chamar à conversão, à solidariedade, a um novo estilo de vida e a um projeto de desenvolvimento humano baseados nos valores humanos e evangélicos, seguindo a prática de Jesus no cuidado com a vida humana, especialmen- te dos mais pobres, e de toda a natureza.

Segue abaixo reportagem do Jornal O Estado, do dia 13 de outubro de 2007:

De acordo com a organização do evento, vários grupos saíram de suas comunidades e se encontraram na Casa de Formação São Vicen- te Pallotti, no Bairro Doutor Albuquerque, região sul da cidade, onde terminou a caminhada com a coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Durante o percurso, fiéis “fervorosos” entoavam cânticos e carre- gavam bandeirinhas identificando a comunidade a qual fazem parte. A imagem de Nossa Senhora Aparecida era carregada à frente de um dos braços da procissão, em um andor. Em outro, Nossa Senhora era carregada em um triciclo do motoclube, “Os algemados”. Estava no alto da moto, equipada com bancos de couro, tanque de combustível em formato de jato, fotos do cantor Raul Seixas, oito faróis de milha. “Sempre participo das procissões com a moto, mas é a primeira vez que levo a imagem de Nossa Senhora. Ela é a protetora da estrada”, diz o funcionário público e motociclista Lenis de Cunha, 45 anos. Neste dia o tempo estava nublado e o clima ameno favoreceram a caminhada dos fiéis. A garoa fina que caiu em alguns momentos durante a manhã não espantou os romeiros de todas as idades que participavam da caminha- da. “Venho pela fé, gosto de Nossa Senhora. Já alcancei graças por meio da Oração”, diz a estudante Viviane da Silva, 21.

Parte do trânsito nas Avenidas Costa e Silva e Gury Marques, por onde a romaria seguiu até o local onde aconteceu a missa, foi interdi- tado. Homens da Polícia Militar escoltaram a multidão de pessoas, que eram acompanhadas por um trio elétrico com uma banda que cantava músicas da igreja e orações como “Ave Maria” e “Pai Nosso”.

Para a aposentada Nair Gomes de Carvalho, 66, a procissão é uma reafirmação de sua fé. “Maria move montanhas. Faz 20 anos que acompanho a procissão e ela já intercedeu muitas vezes pela minha fa- mília”, garante o administrador Ismar Loureiro, 50, acompanhava pela primeira vez a procissão. Ontem, ele foi levado pela namorada, a cos- tureira Deise Silva, 33, que mora no Jardim Vida Nova III. “É a minha religião e é bonito. Gosto muito de participar”, afirma.

O padre Pedro Secretti, 54, da Paróquia Santa Rita, recebia os fiéis ungindo-os com água benta. “Bom dia, irmão, que Nossa Senhora o proteja e Jesus o abençoe”, dizia para cada um que chegava. Com um ramo de palmeira na mão e um balde de água na outra, ele dizia que a romaria é um motivo de encontro. “É um momento de fortalecimento da fé, uma das datas mais importantes da Igreja Católica, de agradecer a Deus pela vida”, afirma.

Após o encontro das várias comunidades, os fiéis participaram de uma Missa campal na Casa de Formação São Vicente Pallotti pela manhã, que culminou com a coroação de Nossa Senhora Aparecida. Após a Missa, muitos fiéis almoçaram no local e participaram durante todo dia de atividades sociais, que terminaram às 17 horas.

Fotos: João Batista de Santana / PASCOM SANTA RITA