12ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida

12 de outubro de 2002

Tema: Com Maria caminhamos rumo a terra sem males

União das paróquias e das comunidades marca 12ª Romaria

A celebração do dia 12 de outubro de 2002 inicia nas comu- nidades e tem continuidade com o Glória na entrada dos Padroeiros. A Santa Missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida é concelebrada pelos Padres Milton Both, Nelson Taffarel, Ailton Joaquim Oliveira, Antônio Ferreira Rodrigues (Tonico), Mário C. do Amaral e Senito Durigon. No portão de entrada principal da Casa de Formação São Vicente Pallotti, fica um padre com um balde grande com água para o momento da aspersão.

A organização para a entrada dos Padroeiros é realizada pelo Jair, da Divino Espírito Santo, e pelo Hugo da São Tomé, Teresa da São Judas. A entrada dos Padroeiros é motivada pelo João Batista da Comunidade Jesus Bom Pastor, e o Sandoval da Comunidade Maria Mãe do Bom Pastor.

Cada Comunidade traz dois ministros para ajudar na distribuição da Eucaristia, ficando a Sirley, da Santa Rita de Cássia, Zenaide, da São Judas Tadeu, e o Nildo, da Divino Espírito Santo, responsáveis pela coordenação da equipe de Ministros.

Os cantos utilizados na caminhada da Romaria e na Celebração são escolhidos pelo Wilson da Comunidade Jesus Bom Pastor. A Irmã Edwirge organiza o material para a motivação e leituras para as comunidades iniciarem a caminhada.

A coroação da Nossa Senhora é organizada pela equipe de coor- denação do projeto São Vicente Pallotti da Casa de Formação. A coroação tem uma música inédita composta pela comunidade Jesus Bom Pastor.

A Campanha da Fraternidade teve como tema “Fraternidade e povos indígenas” e lema “Por uma terra sem males”, com a intenção de motivar a conversão das pessoas, da sociedade e da própria Igreja para a solidariedade, a justiça, o respeito e a partilha, dando especial destaque, desta vez, aos povos indígenas. É um convite a todos os cristãos para engajarem-se na esperançosa luta pela conquista e garantia dos direitos dos povos indígenas.

Em preparação a 12ª Romaria, foi realizado o TRÍDUO nas três últimas celebrações que antecederam a Romaria. Na primeira noite do Tríduo o tema foi “Caminhando com Maria na construção do Reino de Deus”; na segunda noite: “Maria ajuda-nos a ver na realidade os apelos de Deus”; e na terceira noite: “Com Maria somos chamados a produzir bons frutos”. O material do Tríduo serviu como subsídio para a prepara- ção das celebrações, ficando sob a criatividade das equipes de Liturgia para melhor celebrar conforme a realidade de cada comunidade.

Foram impressos dez mil folders sendo distribuídos 4.000 para a São Judas Tadeu, 3.000 para a Divino Espírito Santo e 3.000 para Santa Rita de Cássia. Foram impressos também 700 cartazes distribuídos entre as três paróquias. Em reunião interparoquial, o Padre Nelson agradece a presença e a disponibilidade de todos e disse que este é o momento especial de nossas comunidades, que é a celebração da Romaria da Padroeira do Brasil.

Fotos: João Batista de Santana / PASCOM SANTA RITA