10ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida

03 de outubro de 2000

Tema: Maria: dois mil anos do amor de mãe

Romaria completa 10 anos de tradição com participação crescente dos fiéis

10ª Romaria é marcada por uma celebração simples e alegre, com cânticos muito animados, e por muitos omentos relevantes como a entrada dos Padroeiros, que emocionou os fiéis; a forma diferente de Coroar de Nossa Senhora; a Música inédita contando a história de Nossa Senhora Aparecida; a presença marcante da imprensa escrita e televisionada; e a participação especial dos ministros da Eucaristia.

A celebração do dia 3 de outubro do ano 2000 registra ainda o aumento da participação do povo na caminhada. Uma multidão de fiéis se reúne na Casa de Formação São Vicente Pallotti para a Santa Missa, concelebrada pelos Padres Milton Both, Mércio José Cauduro, Nelson Taffarel e Senito Durigon.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade traz o tema “Novo Milênio sem Exclusões” e lema “Dignidade Humana e Paz”, com a intenção de unir as Igrejas cristãs no testemunho comum da promoção de uma vida digna para todos, na denúncia das ameaças à dignidade humana e no anúncio do evangelho da paz.

Na reunião de avaliação da 10ª Romaria, observa-se que a distribuição dos convites foi um dos elementos fundamentais na divulgação da Romaria, pois, muitas pessoas foram motivadas a participarem da Romaria em virtude do convite recebido. Na realização do Tríduo nas comunidades, foi sugerido a manutenção das Leituras do dia (dominical). A Benção nas casas teve uma excelente aceitação. A presença dos Padres e Irmãs motivando o povo durante a caminhada foi um dos pontos positivos. A Coroação realizada pela Comunidade Jesus Bom Pastor foi muito bonita. As comunidades devem ficar mais atentas na distribuição de água para o povo. É preciso melhorar o som na caminhada de alguns setores.

O Sr. Edson distribuiu para todas as comunidades o resultado detalhado da Romaria, que obteve um resultado líquido de R$ 10.986,80. O Pe. Nelson Taffarel agradece o trabalho de todos as pessoas que participaram da Romaria e diz que a Romaria é nossa, e que no próximo ano estaremos juntos novamente. A Equipe da Romaria contou com a colaboração dos párocos Pe. Nelson Taffarel, Pároco do Santuário São Judas Tadeu, Pe. Senito Durigon, Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, Pe. Milton Both, Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo.

Durante as reuniões de preparação da Romaria, João Batista de Santana, da Comunidade Jesus Bom Pastor, foi o Secretário e a Secretária foi Yolanda de Souza Ortiz, da Comunidade Santa Rosa de Lima. Mais uma Romaria que com certeza fica em nossos corações.

Fotos: João Batista / PASCOM SANTA RITA DE CÁSSIA