5ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida

01 de outubro de 1995

Tema: Maria caminha com os excluídos

Homenagem dos romeiros à Nossa Senhora Aparecida é marcada por reflexão social

Os romeiros vindos das comunidades das Paróquias Santa Rita de Cássia e São Judas Tadeus celebram a Santa Missa com o tema “A Fraternidade e os Excluídos” e o lema “Eras tu, Senhor?”, da Campanha da Fraternidade. A celebração do dia 1º de outubro de 1995 reúne centenas de fiéis na Casa de Formação São Vicente Pallotti para a homenagem a Nossa Senhora Aparecida, com o objetivo de contemplar aqueles que seriam os mais abandonados, os que se sentem esquecidos, negados na sua humanidade. E não se refere só aos excluídos pela situação econômica.

Há excluídos também nos países ricos, que têm muitos recursos. O fato, porém, de o Brasil ser um país de Terceiro Mundo, domi- nado por um sistema que fabrica e acentua a exclusão, torna mais dramática a situação de mendigos, prostitutas, encarcerados, doentes e outros.

A Santa Missa é presidida por Dom Vitório Pavanello e concelebrada pelos Padres Manoel de Pierri Primo, João Evangelista Sobrinho, Milton Munaro, Dionísio Francisco Costa e Gilberto Dari Mattje.

O encerramento da Santa Missa acontece com o momento especial de coroação de Nossa Senhora Aparecida. Toda Romaria é uma expressão de fé popular, uma grande animação do nosso povo. Crianças, jovens, adultos e idosos, todos caminham com muita fé.

Fotos: João Batista /PASCOM SANTA RITA